quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Campeões Mundiais de Trabalho (Dobermann)


Tenho sido muito questionada por pessoas com dúvidas em relação a Dobermanns que se consagraram Campeões Mundiais de Trabalho / Adestramento (IPO / Schutzhund). Como tenho percebido certa confusão, uma vez que, considerando eventos especializados (somente de Dobermann) temos 2 modalidades diferentes com eventos válidos como mundiais, resolvi escrever a respeito, na tentativa de esclarecer o assunto. Lembrando que existem outros Campeonatos também de  importância (por exemplo, o Campeonato Alemão de Trabalho da raça Dobermann DV DM que significa DobermannVerein Deutsch Meisterschaft).

O evento pode ser Mundial de Trabalho (IPO / Adestramento) e pode ser também Mundial de Conformação (Beleza / Exposição). Há os eventos mundiais de todas as raças, mas vou falar somente dos especializados (somente da raça Dobermann) que são os de maior valor pra raça.
Tais eventos mundiais são sempre do IDC (International Dobermann Club), que rege todos os demais clubes especializados de cada cidade e país. Os mundiais de trabalho / IPO / adestramento são chamados IDC Weltmeisterschaft (em inglês IDC World Championship), abreviado como IDC WM ou IDC IPO WM. O promotor do evento é sempre o clube local da cidade onde este for realizado (existe sorteio para definir o país sede de cada Mundial).

CAMPEÕES MUNDIAIS DE TRABALHO (IPO / Adestramento / Schutzhund)
* Vencedores do Campeonato Mundial de Adestramento do IDC

2012 - Ottomac
2011 - Ottomac
2010 - Ottomac
2009 - Hera Nuova Dolce Vita
2008 - Mona vom Edertal
2007 - Mona vom Edertal
2006 - Black Palma's Ali
2005 - Cara's Red Sasha
2004 - Bandit von den Hassbergen
2003 - Arak vom Schwarzen Engel
2002 - Chaki von Serrano
2001 - Erik vom Strundertal
2000 - Erik vom Strundertal
1999 - Alfred von der Urftquelle
1998 - Icecream della via del Samurai
1997 - Larry von der Mooreiche
1996 - Kleo von der Weyermühle
1995 - Brita Egra
1994 - Queen von Hochstede
1993 - Nikki van de Donauhoeve

O Mundial de 1993 eu tive a oportunidade de assistir a gravação durante visita à uma criadora na Europa, anos atrás. Os resultados completos dos Campeonatos Mundiais de Trabalho do IDC desde 1994 (e muitos outros) podem ser acessados pelo site WorkingDog.eu. Os resultados dos Mundiais do IDC desde 2009 contam inclusive com vídeos de todos os competidores!
Os resultados dos Mundiais de Dobermann podem ser vistos a partir desse link: http://www.working-dog.eu/meistersch_anz_jahr.php?tID=17&tName=IDC+world+championship

Um comentário:

  1. Olá Kathleen, eu assisti alguns desses vídeos no you tube, muito legal, parabéns pelo trabalho. Quando irão trazer novos dobermanns? quando trouxerem me avisem, quem sabe não fico com outro para acompanhar o Otto.
    Um grande abraço!
    Rodrigo Pires

    ResponderExcluir