sábado, 28 de março de 2009

Profissionalismo x Veterinários


Resolvi escrever a respeito de algo que tenho discutido e questionado bastante: o profissionalismo na Medicina Veterinária - cadê?

Qualquer "dono" considera o veterinário responsável pelos seus bichos um bom profissional, até por esse motivo ele geralmente é um cliente fiel, dedicado e quase sempre paga bem caro por isso. Mas me diga: quais os parâmetros para afirmar que esse ou aquele é de fato um bom profissional, um BOM VETERINÁRIO?

Conversando com um veterinário, meu professor e que tem especialização em microbiologia, ele comentou como a veterinária é uma área que se mantém tão amadora. Isso porque a maioria dos veterinários não pede exames: alguns acham seu achismo mais confiável, outros acham que o cliente pode não gostar, outros dizem que sai caro e por isso não vale a pena, outros talvez nem saibam que exames pedir... Medicações comumente são prescritas na base da tentativa-e-erro sem que o cliente possa se posicionar a respeito. Nas grandes cidades temos clínicas veterinárias luxuosas, consultas caríssimas, manobristas de terno mas.... e a qualidade daquele que realmente importa, o VETERINÁRIO?

A obrigação do veterinário é ao menos tentar expor as circunstâncias ao seu cliente, explicar a importância de investigar o problema para saber com precisão o que ele estará tratando, quais as causas, como prevenir, enfim... o veterinário deve dar ao cliente as opções, expondo vantagens, desvantagens e custos. Se o cliente não concordar, tudo bem, mas o veterinário deve orientar a respeito, deve pedir exames quando isso for necessário para justificar sua conduta.
Com a realização de exames (com profissionais e laboratórios de confiança) não ficam dúvidas e é possível prevenir dependendo do caso, além das grandes chances do tratamento ser muito mais rápido e eficiente - e isso pode significar economia para o seu bolso também!
Se o profissional que cuida da saúde dos seus bichos não pede exames, questione. A saúde do seu animal agradece.

Não aconteceu só uma ou duas vezes, já foram várias as vezes nesses 10 anos de criação em que recebi telefonemas desesperados, entristecidos, ameaçadores ou até grosseiros de proprietários, por conta de erros veterinários (ou melhor, como ouvi certa vez: veterinário não erra, se engana...).

Me vejo pressionada a dar explicações para diagnósticos 'virtuais', frutos de achismo, sem solicitação de exames nem nada e o culpado é, claro, o criador. Logicamente eu preciso ter provas do que foi diagnosticado pelo veterinário e peço o exame com laudo que comprove, só isso. Assim fica provado também para proprietário se o veterinário responsável pelo seu cão estava certo. É fato: todo veterinário ético pede ou faz exames antes de afirmar um diagnóstico e principalmente antes de orientar seu cliente a reclamar com o criador quando é o caso.

Vários proprietários me procuram para pedir uma segunda opinião sobre "diagnósticos por achismo" que não convencem, especialmente quando o veterinário diz ser algo grave e com solução invasiva (geralmente cirurgia). Aliás eu não entendo porque tantos veterinários gostam tanto de indicar cirurgias - não pedem exames mas querem fazer a cirurgia de qualquer coisa que não melhore com os remédios prescritos, mesmo não sabendo do que se trata.

Fico muito chateada por esses cães. Pior que esses episódios, só uma vez em que juntou esse tal achismo veterinário com uma baita negligência do proprietário, mas graças a Deus isso é raro.

Um caso: Teve um cão que estava com um machucado na pata que não sarava e quanto mais ele lambia, mais feio ficava - o veterinário disse que era um tumor, estava aumentando e teria que operar. (Tudo bem dele achar que era tumor, mas pedisse ao menos um exame para ter certeza do que era...) pois bem, o dono não se convenceu e pediu minha ajuda. Trouxe o cão para minha casa e levei para que a veterinária de minha confiança olhasse. Por parecer apenas o que se mostrava, um machucado que não sarava por ser lambido constantemente, tratamos de acordo - o cão foi impedido de lamber a pata e o machucado tratado normalmente. Resultado: patinha perfeita em pouco tempo.



Para terminar, quero falar um pouco sobre o meu lado como criadora:

Assim como eu respeito os profissionais veterinários, quero ser respeitada como criadora que sou. É por isso que faço contrato, peço exames, dou garantias e assessoria. Isso é obrigação de todo criador de verdade.

Eu não sou perfeita assim como ninguém é, e não tenho uma criação perfeita assim como ninguém tem. Todos estamos sujeitos a cometer erros e descobrir problemas, a diferença está na forma de lidar com isso. Quem sou eu para ter absoluta certeza de algo quando estamos lidando com a tão complexa genética?
É para ajudar a todos que existe a ciência, é para diagnosticar de forma correta que existem exames. Se eu me deparar com algum problema pela primeira vez, certamente vou fazer de tudo para tirar aquilo a limpo. Eu sou da opinião de que se aparece algum problema genético, dependendo da gravidade, é obrigação do criador tirar aquilo da criação ou buscar a melhora, e depois trabalhar continuamente para se manter longe do problema.

Eu sofro quando meus cães adoecem e sofro muito mais quando os perco. Eu crio cães porque sou realmente apaixonada por isso. É o que me faz ter respeito não só à vida de cada cão que nasce aqui, mas também às pessoas e seus sentimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário